quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Socializando uma experiencia com projeto em sala de aula

Unid4
Ativ2A


O Projeto o Curioso Mundo das Ciências foi desenvolvido na Escola Estadual Deusa Moraes com o propósito de questionar o meio que o aluno está inserido, e Visa sensibilizar o aluno a perceber a realidade a sua volta, alargar sua visão quanto à educação ambiental, e motiva-lo a mudar as prática e atitudes formando novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais lembrando que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na Terra.
Esta proposta visa um trabalho articulado entre as várias disciplinas, sendo destacado neste relato somente algumas ações desenvolvidas entre Ciências, Artes e Geografia. As atividades foram ministradas através dos recursos tecnológicos integrando as disciplinas dentro da prática em sala de aula partindo da ação de coleta seletiva e reciclagem artesanal do papel descartado dentro da Unidade Escolar. Foram trabalhados os conceitos sobre a degradação ambiental, lixo, coleta seletiva, reciclagem, artesanal, o que é o papel, recursos naturais, impacto ambiental, etc. Foram desenvolvidos conceitos que revelam a verdadeira base da descoberta do saber, estimulando a curiosidade de aprender, desenvolver a parte cognitiva proporcionando a construção do conhecimento.
Os conteúdos conceituais são a base do aprender a conhecer concebendo-nos a oportunidade de lembrar que aprendemos mais com as experiências que adquirimos durante a nossa vivência. Os conceitos foram desenvolvidos através dos recursos tecnológicos, pesquisas em websites, vídeos, apresentação de slides youtube,etc.
Através dos conteúdos procedimentais os alunos resolveram colocar em prática o conhecimento adquirido, dentro dos conceitos exposto pelo professor e trabalharam com a classificação do lixo (embalagens), em subgrupos de acordo a sua composição química, foi feito Oficina de reutilização das embalagens descartadas, confecção de utensílios, maquetes, roupas, jogos pedagógicos, etc. Os conteúdos atitudinais são a vivencia do ser com o mundo que o rodeia. Através da convivência dos valores do individuo tornando-os responsáveis de suas próprias atitudes e amadurecendo seu interior. Dentro desta postura percebeu-se que o tema proposto nesta ação foi aprender a viver juntos respeitando os recursos naturais, evitando descarte das embalagens, dando novo destino aos diversos tipos de embalagens, evitando assim os impactos ambie

Nenhum comentário:

Postar um comentário