quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Conceituando Curriculo e sua Integração com as Tecnologias

CURSISTA: Mariza Martins de Souza Andrade
UNID.IV
Ativ.3_Conceitos_Curriculo_TIC


Muitos consideram currículo apenas a grade curricular, ou seja, a divisão em disciplinas e os conteúdos trabalhados por elas. O processo de ensino-aprendizagem se dá nas diversas áreas de disciplinas na forma de ensino, e dentro dos conteúdos trabalhados por esta disciplina, como foi citado no módulo: “quando acontece integração entre um projeto curricular e a tecnologia voltada para o desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com as tecnologias com clareza e intenção pedagógica”. Então a integração entre currículo e tecnologia potencializa mudanças na aprendizagem dentro da sala de aula, às contribuições das tecnologias como instrumento de aprendizagem é bastante positiva. O trabalho com projetos na escola, favorece ao aluno na construção do seu próprio conhecimento, pois o Computador usado no contexto escolar é visto como uma ferramenta onde o aluno desenvolve o hábito da pesquisa, pois ele é estimulado pelo professor a explorar, criar, inovar, dentro de situações de aprendizagem devidamente planejadas. Tornando a sala de aula num ambiente de experiência, de troca de conhecimento dentro de uma vivencia democrática sem opressão. Como diz (Prado,2005).“A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto”

Nenhum comentário:

Postar um comentário