quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pensando sobre possiveis mudanças e contribuiçoes das tecnologias

Unid4
Ativ_1bMariza

SÍNTESE
Tema “Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias”
Com a globalização o uso da internet tornou-se comum, trazendo um desafio enorme para a escola, ao ter de entrar nesse ritmo acelerado do mundo virtual. Os objetivos a serem alcançados devem ser traçados de forma organizada visando às etapas do trabalho escolar. O texto ressalta que as criança, jovens e adolescente mergulham prazerosamente no orkut, msn , twitter e jogos, com isto estão desenvolvendo as habilidades de leitura, interpretação e escrita, mantendo um ritmo dinâmico. É bem verdade que os alunos estão muito além no que diz respeito à operação da maquina, não se trata apenas disso, mas sim saber utilizá-la de forma adequada do ponto de vista pedagógico.
Dentro desta nova linguagem do século XXI o que se vê é que a linguagem usada é através de códigos fora da realidade escolar, como diz Pedro Demo, aprendizagem situada. O computador deve ser utilizado como uma ferramenta que proporcione ao aluno interagir com o mundo. Então entra o professor com o seu papel de disseminador do conhecimento ensinando o aluno a manusear corretamente essa ferramenta já que a mesma permite uma forma de aprendizado diferenciado numa interação com o mundo. O professor deve preparar aulas interessantes, enriquecendo o planejamento, e facilitando o fazer pedagógico com novas estratégias para adquirir e assegurar um trabalho com qualidade, e criatividade. Garantindo assim interatividade e maior participação dos alunos nas aulas. É fundamental que a escola entenda que é necessário acompanhar as mudanças tecnológicas que estão acontecendo diariamente, pois ela está realmente distante dos desafios do século XXI. Certamente o uso de métodos tecnológicos nos leva a assumirmos uma postura diferente em relação aos tradicionais métodos de aprendizagem uma vez que a passividade em aprender dá lugar à interação.
Tornar a escola mais motivadora é interessante pelo que acontece em termos de aprendizado e desenvolvimento intelectual, afetivo, cultural e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário